Blog

Advocacia Comercial – Benefícios e segurança para seu negócio

Advocacia Comercial
26/04/2022

A maioria dos problemas que envolvem a parte jurídica dos negócios poderiam ser evitados com a contratação de um bom advogado. Não importa o tamanho da sua empresa, é essencial saber a importância da advocacia comercial para a segurança do seu negócio.

Por isso, trouxemos todos os benefícios da advocacia comercial para sua empresa ficar mais segura.

Como funciona a advocacia comercial

A advocacia comercial é essencial para determinar o sucesso da parte jurídica do seu negócio. Pois, se trata de uma área do direito que abrange os direitos e deveres dos empresários. No Brasil, temos o Código Civil que regulamenta as atividades empresariais, no qual os negócios devem seguir as suas normas.

Sua função, basicamente, é evitar que o negócio não tenha problemas jurídicos. Muitos empreendedores deixam para procurar um advogado quando sua empresa já está com complicações em situações bem graves.

Mas você deve se adiantar para se proteger e evitar que seu negócio tenha perdas maiores. Antes mesmo de abrir sua empresa, o ideal é que você já procure uma advocacia comercial. Assim, você já começa com tudo regulamentado.

Benefícios da advocacia comercial

Com a advocacia comercial, seu negócio só tende a crescer, seguindo todas as normas de forma legal. Conheça os benefícios que ele terá ao ter um advogado do lado da sua empresa para auxiliá-lo no que precisar:

Segurança jurídica

Com a ajuda de um advogado, o negócio tem seus processos judiciais diminuídos. Sabemos o quanto é preciso se atentar nas tomadas de decisão na hora de fechar contratos e contratar serviços. Também para serem evitados problemas com normas do direito do consumidor.

Auxílio nas questões trabalhistas

As questões trabalhistas são uma das situações que dão mais dores de cabeça para os donos de negócios. Por isso, é preciso conhecer quais as normas que devem ser seguidas e que respeitam essas questões.

Com a advocacia comercial, tudo que envolve os trabalhadores serão analisados. Jornada de trabalho, contratos trabalhistas e pagamentos. Dessa forma, os colaboradores trabalharão melhor sabendo que não estão perdendo nada.

E a empresa terá menos rotatividade de funcionários e menos processos trabalhistas. Diminuindo os prejuízos, assim, a advocacia comercial se torna um investimento para seu negócio.

Redução de custos com taxas melhores

Na maioria das vezes, o empresário não conhece as taxas e tributos que envolvem o seu segmento. Por isso, é importante ter alguém para lhe auxiliar para saber quais são as suas obrigações. Assim, não terá multas e prejuízos por não cumprir nenhuma responsabilidade.

Além disso, ele vai proteger sua empresa contra os juros abusivos nas contratações de empréstimos para seu negócio. Não trazendo prejuízos a mais para sua empresa em um momento em que você mais precisa de ajuda.

Formalização da empresa

No momento da formalização da empresa, algumas etapas podem ser burocráticas e você pode acabar se esquecendo de algo. Confira as situações em que a advocacia comercial pode lhe ajudar:

  • Regularização do contrato social;
  • Aquisição das licenças do seu segmento;
  • Normas da segurança do trabalho;
  • Adequação das normas sanitárias.

Agora que você conheceu todos os benefícios da advocacia comercial, não espere a chegada de um processo para contratá-la!