Blog

Como contratar advogado para processos empresariais

Contratar advogado
26/04/2022

Muitos empreendedores erram na hora de contratar um advogado para seus processos empresariais. Isso porque não consideram pontos importantes que podem ser cruciais na ganha da causa.

Não seja precipitado na hora de contratar o profissional que vai defender o seu negócio no Tribunal. A sua escolha pode colocar em xeque, além de muitos prejuízos financeiros, o status da sua empresa.

Por isso, conheça o que você deve considerar na hora de contratar um advogado para os processos empresariais do seu negócio.

Por que contratar um advogado empresarial

O erro de muitos empresários é contratar um advogado somente quando estiver com algum processo na justiça. Muito pelo contrário, para que não chegue a esta situação, é essencial que se tenha o auxílio de um advogado empresarial.

Ao contratar um advogado, você terá todo o suporte nas diversas situações como:

  • Contratação de funcionários;
  • Suporte na formalização de contratos;
  • Planejamento tributário;
  • Relações com colaboradores.

Além dessas situações, ele vai estar a par das atualizações das leis e irá ajustá-las às normas da empresa. Assim, os processos empresariais serão diminuídos.

Como contratar um advogado para processos empresariais

Quando surgem os processos empresariais, os donos do negócio ficam em dúvidas do que considerar no momento de contratar um advogado. A escolha deve ser certeira, pois ela vai garantir a ganha ou a perda da causa.

A primeira coisa a se levar em conta é a área de atuação do advogado. O empresário deve verificar se ele é especializado nas causas empresariais. Dessa forma, ele saberá qual o melhor caminho trilhar para ganhar o processo.

Se você conhecer algum advogado que já atuou em algum processo empresarial, analise as referências. É importante saber quais causas ele ganhou antes de contratar um advogado. Caso não conheça ninguém, pergunte ao advogado quais são os seus clientes que ganharam causas iguais às suas. Consulte estes clientes, saiba se eles ficaram satisfeitos e o que você deve ficar atento com relação ao advogado.

Antes da contratação, veja como ele sana as suas dúvidas, como trata seus possíveis clientes. Além disso, deixe em pratos limpos como será o pagamento e não fique com nenhuma dúvida.

Se você seguiu todos os passos e decidiu qual advogado vai contratar, agora chegou a hora de fechar contrato. Leia todas as cláusulas e não se esqueça de que os valores dos honorários e condições estão nele, por isso, preste atenção.

Não vale reclamar de algo que você concordou em assinar. Por isso, não se deixe levar pela emoção na hora de assinar o seu contrato.

Com o ganho da causa do processo empresarial do seu negócio, você pode acompanhar o resultado. Isso pode ser feito no Tribunal ou até mesmo no escritório de advocacia.

Um ponto a ser levado em conta não são os menores valores cobrados pelo advogado e, sim, a capacidade de ganhar a causa. Portanto, siga os passos aqui citados e garanta que sua empresa tenha feito a melhor escolha.