Blog

Quando devo procurar um escritório de advocacia?

escritório de advocacia
31/10/2022

Muitos pensam que o momento ideal para procurar um escritório de advocacia é quando estamos com um processo em andamento. Para evitar que chegue a esse ponto, ou para que a pessoa seja menos prejudicada, é necessário ter a ajuda antecipadamente desse profissional.

Veja algumas das situações em que você deve procurar a ajuda de um advogado e quais pontos considerar antes da contratação.

Quando procurar um escritório de advocacia

Antes de chegarmos ao ponto de ter um processo em andamento, é preciso se antecipar e ter a assessoria de um escritório de advocacia. Veja o exemplo de separação, é bem melhor procurar ajuda de um profissional antes de sair de casa e ser prejudicado no processo.

Essa é apenas uma das situações em que você pode procurar a ajuda desse profissional. Confira outras em que você pode ser assessorado e conseguir um resultado melhor:

  • Processos trabalhistas: muitas pessoas são prejudicada no trabalho. Constrangimentos podem ocorrer e a pessoa recorrer aos danos morais, bem como, não ter os seus direitos cumpridos como fazer hora extra e não receber por ela, por exemplo;
  • Danos ao consumidor: apesar de muitas empresas conhecerem o que deveriam cumprir, algumas ainda insistem em desrespeitar o consumidor. Isso se dá também pela falta de compromisso com o cliente e por muitas pessoas não irem atrás dos seus direitos. Um advogado pode fazer com que um acordo seja feito e não precise passar por um processo longo;
  • Assessoria jurídica: negócios envolvem várias áreas que podem receber processos. Uma empresa com funcionários deve seguir a lei, portanto, ele pode ter a ajuda de um escritório de advocacia. O profissional cuida de toda a parte burocrática e deixa o empreendedor mais tranquilo para cuidar de outras áreas da empresa.

Essas foram algumas das situações em que é possível contar com esse profissional, mas qualquer momento em que você se sinta prejudicado, você deve procurar a ajuda de advogado de sua confiança.

O que considerar na hora de contratar um advogado

A primeira coisa para se preocupar na hora de contratar um escritório de advocacia é consultar o site da OAB. Com a inscrição, nome ou CPF do advogado em mãos, é possível saber sua situação.

Como visto, existem diversas áreas em que este profissional é necessário. Portanto, o ideal é que ele tenha experiência para tratar do seu caso. Afinal, você quer ter um resultado positivo e isso é um dos pontos que ajudam, e muito, a ganhar um processo.

Feito isso, agora é hora de verificar se os honorários combinados em contrato são condizentes com o que você pode pagar. Dessa forma, leia o contrato, principalmente as letras miúdas e tire todas as suas dúvidas com relação a isso.

Não deixe de procurar ajuda no momento em que seu processo já estiver em andamento. Seja precavido e contrate um profissional de sua confiança.

Fique em nosso blog e veja mais informações atualizadas sobre temas dessa área.