Blog

O que é e qual importância do direito empresarial?

o-que-e-qual-importancia-do-direito-empresarial
08/01/2024

Abrir uma empresa e ter sucesso ao longo da sua jornada é preciso ter conhecimento das leis para evitar multas e gastos extras. O direito empresarial é um forte aliado para que o seu negócio tenha bons frutos.

É importante que o empresário tenha a ajuda de um bom profissional da área para se dedicar às demais áreas da instituição. Continue a leitura e saiba mais sobre o direito empresarial.

Entenda o que é direito empresarial

Contratos, abertura de empresa e direitos do funcionário são temas que fazem parte da rotina do direito empresarial. Ele está a par de todas as leis para que o negócio cumpra todas as que fazem parte do seu setor.

A empresa deve estar atenta em tudo que envolve o seu regime tributário, dessa forma, não corre o risco de ter multas por não pagar os devidos impostos. Além desse ponto, o advogado empresarial ajudará na escolha do tipo de sociedade da empresa, se for o caso.

Motivos para ter um advogado empresarial

Além do empresário ter mais tempo para administrar seu negócio e observar o que pode ser melhorado nos processos, existem outras vantagens de ter um advogado empresarial. Separamos os principais benefícios, confira.

Menos processos trabalhistas

O direito empresarial está por dentro de todas as leis trabalhistas e suas atualizações. Com isso, evita que erros sejam cometidos dentro da empresa com relação aos direitos dos colaboradores.

Os custos com processos trabalhistas podem fazer um rombo no caixa da empresa, comprometendo o seu crescimento.

Diminuição dos riscos

O advogado empresarial auxiliará o empresário em todas as suas decisões. Portanto, os riscos serão bem menores que, a médio e longo prazo, trarão resultados incríveis tanto para os donos da empresa quanto para os colaboradores.

advogado-empresarial

advogado-empresarial

Cumprimento das leis vigentes

Existem diversas leis vigentes e cumprir todas elas exige um conhecimento mais profundo das mesmas. Este profissional da área estudou e está sempre de olho nas atualizações, evitando que multas sejam aplicadas ao negócio.

Economia nos gastos

Existem benefícios de direito das empresas de diversos setores, mas que não são do conhecimento do empresário. O direito empresarial é indispensável para que o negócio aproveite estes privilégios.

É importante ressaltar que o advogado empresarial deve estar presente em qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho, desde o seu início. Muitos empresários só pensam no direito empresarial quando sua empresa está com algum processo ou quando estão passando por uma crise financeira.

O auxílio de um advogado desde a abertura da empresa evita transtornos e conflitos legais. Os resultados serão positivos e com menos riscos de ter qualquer tipo de crise e processo trabalhista.

Caso esteja buscando uma consultoria em assuntos legais, é essencial procurar um advogado, para que ele possa orientá-lo às especificidades da legislação de acordo com seu caso em particular.

Entre em contato com nossa assessoria e tire todas suas dúvidas em relação aos deveres e funções de um advogado.