Qual advogado fala sobre orientação trabalhista e como contratá-lo?
A orientação trabalhista pode ser feita tanto para os funcionários, quanto para as próprias empresas. Quando se sentem lesados com relação à alguma situação, podem buscar ajuda de um advogado trabalhista.
Se quer conhecer as funções desse profissional, fique por aqui e veja se ele pode solucionar a sua necessidade.
Funções do advogado que faz a orientação trabalhista
Como dito acima, ele pode responder pelas duas partes. Ele deve ser especializado nas áreas do Direito do Trabalho, Processual do Trabalho, Previdenciário, dentre outros campos relacionados à Justiça do Trabalho e às relações trabalhistas.
As leis trabalhistas passaram por uma grande reforma em 2017. Portanto, ele deve estar a par de todas essas mudanças. Também é necessário ter experiência para orientar seu cliente com relação às chances de ganhar a ação ou dar soluções alternativas.
Assim, ele o deixa ciente das possibilidades. Desconfie de um advogado que prometa mundos e fundos na orientação trabalhista. Muita coisa pode acontecer no decorrer do processo.
Dentre as diversas funções do advogado trabalhista, estão:
- Defender o seu cliente nas audiências;
- Consultoria para empregados e empresas, orientando o que é o melhor a se fazer;
- Abertura de petições;
- Defender os direitos previdenciários como a revisão do valor da aposentadoria, por exemplo.
Você deve ter a dúvida de quanto um advogado trabalhista cobra, não é mesmo? Não existe um valor exato, cada advogado ou escritório de advocacia tem os seus valores estipulados.
Porém, segundo as orientações da OAB, o advogado deve cobrar, ao menos, 20% do valor total da ação. Portanto, se sua ação valer R$ 10.000,00, ele vai receber R$ 2.000,00. Além disso, alguns advogados podem cobrar mais alguns valores.
Para ter mais chances de ganhar a ação, você deve se atentar a alguns detalhes na hora de contratar seu advogado trabalhista. Verifique se ele está devidamente inscrito na OAB, ainda existem golpistas por aí, e sempre é bom verificar alguns dados.
Antes de fechar o contrato, você deve sentir segurança no advogado. Ao fazer a sua orientação trabalhista, ele deve passar confiança para te defender da melhor forma no tribunal.
Se ele te tratar com respeito e profissionalismo, é o momento de analisar as cláusulas do contrato. Leia tudo com atenção, às vezes, uma vírgula pode representar muito. Por isso, se atente às letras miúdas e deixe tudo bem claro, inclusive, com relação ao pagamento.
Não saia do escritório com nenhuma dúvida, lembre-se de que ele está ali para te ajudar a solucionar os seus problemas e você não pode sair dali com mais alguns no bolso.
Por último, mas não menos importante, analise a experiência do advogado trabalhista. Esse ponto pode ser crucial para ganhar ou perder uma ação judicial trabalhista.
Quer se inteirar sobre tudo no mundo da advocacia? Fique por aqui e acompanhe várias dicas valiosas no nosso blog.