Blog

Planejamento Tributário – Entenda quais são os tipos e sua importância

planejamento tributário
18/07/2022

O planejamento tributário é uma forma legal para reduzir o pagamento de tributos. Além de ter um estoque organizado, atender bem os clientes e se atualizar com relação a novas tecnologias, essa é uma das formas de aumentar o caixa do seu negócio.

Para isso, entenda quais são os seus tipos e o porquê ele é tão importante para sua empresa.

Tipos de planejamento tributário

Vamos explicar de forma cronológica os tipos de planejamento tributário. Parta do princípio de que eles devem ser planejados de forma mais ampla, visando objetivos a longo, médio e curto prazo.

tipos de planejamento tributário

Foto tipos de planejamento tributário

Estratégico

É nesse tipo de planejamento tributário em que todos os propósitos são pensados. Ele é estipulado a longo prazo, de 5 a 10 anos, por isso, não é tão detalhado e precisa ser revisado de tempos em tempos para que ajustes sejam feitos.

Costuma ser elaborado pelos diretores e proprietários da empresa. Nele, é decidido o regime tributário que será mais adequado ao negócio, portanto, algumas questões são abordadas como:

  • Localização;
  • Capital;
  • Segmento do negócio.

Para chegar em quais métodos estratégicos serão usados para alcançar os objetivos, deve-se considerar o que a empresa valoriza, o que faz e onde quer chegar a longo prazo como, por exemplo, aumentar a participação no mercado em 25%.

Confira algumas ferramentas que podem ser usadas para a sua criação:

Tático

Tem foco no planejamento a médio prazo, os planos são elaborados para 1 a 3 anos, em média. Trabalha detalhadamente o que precisa ser feito nas áreas como marketing, retenção de clientes, planos de produção, dentre outros.

Ele deve atingir pequenos objetivos para que o planejamento estratégico seja alcançado. Por exemplo, se o planejamento estratégico for aumentar a participação no mercado em 25%, o tático deve fazer perguntas como:

  • O que a empresa deve fazer para alcançar essas metas?;
  • Ela é possível?

Agora é hora de definir o que deve ser feito para alcançá-las. Veja o exemplo:

  • Aumentar a produção em 15% em X tempo;
  • Treinar 15 funcionários;
  • Vender 100 produtos por mês.

Operacional

Ele ocorre em um período menor, normalmente de 3 a 6 meses. Verificar o dia a dia da empresa, prevenir o erro do envio de informações erradas ao Fisco, verificar quais equipamentos são necessários para alcançar os objetivos, dentre outros.

Dessa forma, ele precisa conter todos os meios necessários para sua implementação. Como a metodologia que será utilizada, os objetivos esperados e os responsáveis pela realização. Apontando cronograma e prazos para se cumprir o planejamento estipulado no tático.

Um modelo muito utilizado no planejamento tributário tático é o 5W2H. Uma ferramenta útil que aumenta a produtividade e te ajuda a fazer um plano de ação estratégico.

A importância do planejamento tributário para sua empresa

Ter seus impostos pagos em dia é de suma importância para qualquer negócio no Brasil. Com o planejamento tributário é possível reduzir os custos e evitar sanções do Fisco. Todos esses fatores estão atrelados ao aumento da margem de lucro.

Para ter todos os seus tributos em dia e entender quais são os seus deveres e direitos, é importante ter o auxílio de um advogado empresarial. A todo tempo as leis brasileiras sofrem mudanças, esteja protegido e faça com que sua empresa ande na legalidade.