Blog

Por que procurar um advogado para cobrança de multas e penalidades?

Cobrança de multas e penalidades
29/12/2022

Você sofreu alguma multa ou penalidade? Então é fundamental procurar a ajuda de um advogado, pois ele pode te auxiliar no processo. Afinal, recorrer sozinho em caso de multas de trânsito nem sempre é um bom negócio e quando nos movemos ao aparato jurídico é importante saber de alguns detalhes.

Não fique em dúvida, continue a leitura de nosso artigo e saiba mais sobre como recorrer da melhor maneira possível em casos de multas ou penalidades.

Motivos para contratar um advogado no caso de cobrança de multas e penalidades

Os motivos para contratar um advogado nos casos de cobrança de multas e penalidades são vários, mas selecionamos 3 deles para você entender mais sobre o assunto. Confira abaixo!

Conhece os trâmites administrativos com relação aos recursos contra multas

Apesar dos órgãos de trânsito fazerem parte da vida de muitas pessoas, muitas delas não sabem como funcionam os procedimentos administrativos. Por conta disso, quando recebem uma multa de trânsito, por exemplo, não sabem de que maneira devem recorrer.

Mas, um especialista em direito sabe exatamente o que fazer e pode acabar auxiliando nessas situações específicas.

Amplia sua visão com relação ao seu caso

Basear-se no senso comum não é o suficiente para que você tenha a sua multa ou penalidade cancelada. Afinal, para vencer um processo contra os órgãos de trânsito é preciso estudar cada caso a partir de diversos pontos de vista diferentes.

Um bom advogado pode te auxiliar neste aspecto, pois sabe muito bem como funcionam as leis e quais estratégias devem ser utilizadas.

Pode te ajudar a preparar uma boa defesa

Um especialista em direito pode te auxiliar a conseguir uma boa defesa referente a multa ou penalidade cometida. Em outras palavras, ele consegue estudar o caso da melhor maneira possível e, a partir disso, entrar com um pedido de anulação.

Dessa maneira, as chances de obter anulação e conseguir sucesso no processo aumentam consideravelmente.

Como deve ser a defesa?

Apesar de ser um recurso administrativo, a defesa deve ser feita de maneira extremamente formal e analítica, para ser eficaz. No que se refere aos recursos de trânsito, existe uma fala bem conhecida, que se refere a “ganhar tempo”.

Essa fala é repetida por muitas pessoas leigas com o passar dos anos, que cometeram alguma infração e não eram especializadas em recursos de trânsito. Qualquer explicação emitida pelo condutor do veículo durante o momento da infração, tais como:

  • Alegar que não cometeu a infração;
  • Que estava com alguém doente no veículo;
  • Bebeu só uma latinha de cerveja.

Essas alegações não serão aceitas pelo órgão autuador de trânsito, por conta disso, é preciso preparar a defesa com um advogado especialista. Afinal, por meio dele facilita compreender os novos entendimentos dos Tribunais e doutrinadores (especialistas de renome).

Viu só como fica mais fácil se defender em casos de multas ou penalidades com o auxílio de um bom advogado? Agora que você acompanhou a leitura de nosso artigo deixe a sua opinião sobre o texto aqui nos comentários!