Quando contratar uma assessoria no processo administrativo fiscal?
Ninguém está livre de ter que enfrentar um processo administrativo fiscal. Sendo assim, a melhor solução é contratar uma assessoria para lhe auxiliar a trilhar esse caminho da melhor forma possível.
O processo administrativo fiscal é quando há a contestação de um ato de fiscalização da Receita Federal. Ela pode ser feita pelo próprio contribuinte ou por um representante.
Ter o apoio de uma assessoria faz toda a diferença no resultado do processo. Confira as vantagens e quando contratar uma para sua empresa ou em um processo de pessoa física.
Vantagens de ter uma assessoria no processo administrativo fiscal
Antes mesmo do processo administrativo fiscal há o lançamento do tributo. Dessa forma, o contribuinte pode realizar o pagamento ou dar início ao processo. Assim que ele inicia o processo, ele pode ter ajuda de uma assessoria jurídica para ter mais agilidade no resultado.
Desse modo, podem ser apuradas as irregularidades e a cobrança ser anulada. O processo leva, em média, de 1 a 3 anos para ser julgado. Assim, o ideal é que ele tenha ajuda de uma assessoria.
São várias vantagens que o contribuinte ganha:
Conhecimento na legislação
Nada melhor do que alguém que estudou para estar à frente do processo. A assessoria jurídica vai saber exatamente quais provas serão necessárias acrescentar para anular as cobranças indevidas.
Além disso, caso precise, também saberá avaliar quais multas e outros recursos como danos morais você ou sua empresa terá direito.
Auxílio para evitar futuros processos
Durante o processo administrativo fiscal você será instruído por um profissional sobre quais medidas tomar na sua empresa. Evitando erros e processos futuros.
Agilidade no processo
Com um advogado especialista em processos fiscais, seu caso terá mais agilidade. Além disso, caso a sentença seja contra, ele fará tudo para que ela seja a mais justa possível para ambos os lados, pense nisso.
Quando contratar uma assessoria no processo administrativo fiscal
Agora que você conheceu a quantidade de benefícios que tem ao contratar uma assessoria, deve estar em dúvida de quando contratar uma. Ela deve ser contratada imediatamente quando receber a notificação de que algum tributo que você acredita que é indevido.
Como saber se a assessoria é a ideal
Ao contratar uma assessoria é preciso verificar alguns critérios básicos:
- Confirmar se os advogados envolvidos estão devidamente inscritos na OAB. A consulta pode ser feita no site do Cadastro Nacional dos Advogados do Brasil.
- Verificar se ele tem experiência em assuntos fiscais;
- Ler todas as cláusulas do contrato e estar ciente de quanto será cobrado.
Você deve ter confiança na assessoria. Ela deve passar segurança na hora de fechar o contrato e tirar todas as suas dúvidas de forma objetiva e clara.
Se o caso ocorrer no seu negócio, o ideal é que você já tenha uma assessoria para ajudar na tributação e outros pontos. Não deixe para última hora, seja precavido e contrate um advogado para lhe auxiliar.
Fique por dentro do que há de mais atual no mundo advocatício no nosso blog!