Blog

Quando contratar uma assessoria no processo administrativo fiscal?

processo administrativo fiscal
31/08/2022

Ninguém está livre de ter que enfrentar um processo administrativo fiscal. Sendo assim, a melhor solução é contratar uma assessoria para lhe auxiliar a trilhar esse caminho da melhor forma possível.

O processo administrativo fiscal é quando há a contestação de um ato de fiscalização da Receita Federal. Ela pode ser feita pelo próprio contribuinte ou por um representante.

Ter o apoio de uma assessoria faz toda a diferença no resultado do processo. Confira as vantagens e quando contratar uma para sua empresa ou em um processo de pessoa física.

processo administrativo fiscal

Foto processo administrativo fiscal

Vantagens de ter uma assessoria no processo administrativo fiscal

Antes mesmo do processo administrativo fiscal há o lançamento do tributo. Dessa forma, o contribuinte pode realizar o pagamento ou dar início ao processo. Assim que ele inicia o processo, ele pode ter ajuda de uma assessoria jurídica para ter mais agilidade no resultado.

Desse modo, podem ser apuradas as irregularidades e a cobrança ser anulada. O processo leva, em média, de 1 a 3 anos para ser julgado. Assim, o ideal é que ele tenha ajuda de uma assessoria.

São várias vantagens que o contribuinte ganha:

Conhecimento na legislação

Nada melhor do que alguém que estudou para estar à frente do processo. A assessoria jurídica vai saber exatamente quais provas serão necessárias acrescentar para anular as cobranças indevidas.

Além disso, caso precise, também saberá avaliar quais multas e outros recursos como danos morais você ou sua empresa terá direito.

Auxílio para evitar futuros processos

Durante o processo administrativo fiscal você será instruído por um profissional sobre quais medidas tomar na sua empresa. Evitando erros e processos futuros.

Agilidade no processo

Com um advogado especialista em processos fiscais, seu caso terá mais agilidade. Além disso, caso a sentença seja contra, ele fará tudo para que ela seja a mais justa possível para ambos os lados, pense nisso.

Quando contratar uma assessoria no processo administrativo fiscal

Agora que você conheceu a quantidade de benefícios que tem ao contratar uma assessoria, deve estar em dúvida de quando contratar uma. Ela deve ser contratada imediatamente quando receber a notificação de que algum tributo que você acredita que é indevido.

Como saber se a assessoria é a ideal

Ao contratar uma assessoria é preciso verificar alguns critérios básicos:

  • Confirmar se os advogados envolvidos estão devidamente inscritos na OAB. A consulta pode ser feita no site do Cadastro Nacional dos Advogados do Brasil.
  • Verificar se ele tem experiência em assuntos fiscais;
  • Ler todas as cláusulas do contrato e estar ciente de quanto será cobrado.

Você deve ter confiança na assessoria. Ela deve passar segurança na hora de fechar o contrato e tirar todas as suas dúvidas de forma objetiva e clara.

Se o caso ocorrer no seu negócio, o ideal é que você já tenha uma assessoria para ajudar na tributação e outros pontos. Não deixe para última hora, seja precavido e contrate um advogado para lhe auxiliar.

Fique por dentro do que há de mais atual no mundo advocatício no nosso blog!