Blog

O que faz um advogado administrativo

advogado administrativo
03/12/2021

O Direito Administrativo está cada vez mais presente na organização e manutenção das empresas. E, para isso, o advogado administrativo é uma peça necessária nessa engrenagem.

Seu principal papel é atuar nos assuntos que estejam diretamente ligados ao poder público, podendo advogar tanto para o estado, seja na área de procuradoria em todos os níveis, quanto na área privada, diretamente em demandas de pessoas e empresas com a Administração Pública.

A sua atuação administrativa é fundamental para que o conglomerado possa trabalhar dentro da legalidade e visando as boas relações e parcerias vantajosas com o poder público. Vamos ver o que ele faz e suas atribuições.

O que faz o advogado administrativo

A cada ano, milhares de advogados saem dos bancos de faculdade para buscar um lugar ao sol e aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula para auxiliar a sociedade junto à justiça na busca de suas demandas.

Cada profissional se especializa em um assunto para atender com excelência seus clientes. As áreas que mais conhecemos são voltadas ao:

  • Cível;
  • Criminal;
  • Penal;
  • Trabalhista;
  • Familiar.

Estas áreas mencionadas acima são destinadas ás pessoas físicas, em sua grande maioria. Quando falamos de empresas, o grande foco está nas relações entre os seus concorrentes e também com o Estado, que disciplina as leis e fundamentos necessários para operar dentro da legalidade.

Porém, há momentos durante o seu período de funcionamento em que conflitos podem aparecer e abalar essa relação. Direitos lesados, como de propriedade, tributação de impostos, e a participação das empresas em licitações podem tornar esse relacionamento complicado.

Não há uma área em que as empresas não se interessem tanto em participar quanto em prestar serviços para a administração de municípios, estados e a União.

Cuidar destes e de outros serviços é a função do advogado administrativo. Vamos ver em quais assuntos o profissional do direito pode participar.

Áreas de atuação

O advogado pode atuar nas seguintes áreas dentro da relação com o Estado:

  • Ajuizar ações quando há um direito sendo lesado pelo poder público;
  • Dar suporte na área de licitações, interpretando e fazendo cumprir a lei federal 8.666/1993;
  • Evitar com que a empresa acabe respondendo em casos de improbidade administrativa por ação de um diretor ou funcionário;
  • Contestar penalidades abusivas e prevenir multas administrativas pelo erário público;
  • Prestar toda a consultoria especializada em direito administrativo.

Sua participação dentro do mundo empresarial é fundamental por entender toda a complexidade que envolve as leis da União e saber aplicar dentro das empresas de modo que as partes possam ganhar, tanto em serviço quanto em ganhos financeiros.

Neste sentido, a participação do advogado administrativo é necessária dentro de todo o processo. Por isso, escolher o escritório que vai cuidar deste assunto exige planejamento e competência para lidar com o assunto.

O diferencial está na atuação administrativa com total experiência de mercado e credibilidade do escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial.

Escritório Olivatto Bianconi

Depois de entender a importância do advogado administrativo e o que faz dentro da relação empresa estado, o serviço de advocacia empresarial se torna necessário para dirimir problemas e esclarecer pontos de conflito.

Com mais de 25 anos de experiência e impulsionado pela demanda de mercado na resolução de assuntos jurídicos, o escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial trabalha na defesa de nossos clientes com profissionais experientes e que atendem multidisciplinarmente na área da atuação administrativa.

Entre em contato com o nosso escritório e tire todas as dúvidas para realizar o desenvolvimento da sua empresa.