Blog

Quais as principais funções de um advogado empresarial?

advogado empresarial
24/05/2022

O advogado empresarial auxilia a empresa e o empreendedor nos seus direitos e deveres. Zelando pelas normas que devem ser seguidas, garantindo que tudo esteja em conformidade com a lei vigente e prevenindo os riscos que surgirem.

Conheça as diversas funções desse profissional que tem um papel importante no mundo corporativo.

Funções de um advogado empresarial

O empreendedor, por diversas vezes, espera acontecer algo para contratar um advogado empresarial. Um processo trabalhista, atualizações de contratos, dentre outras situações. Quanto antes se ter o suporte desse profissional, menos gastos terá com processos.

advogado empresarial - assinatura de contratos

foto advogado empresarial – assinatura de contratos

No Brasil, diariamente, as leis sofrem mudanças e o dono de um negócio precisa estar atento a essas alterações. Porém, a função do advogado empresarial não se restringe somente a isso. Ele deve ser generalista com relação aos diversos assuntos que englobam uma empresa, dentre eles temos:

  • Trabalhista: o advogado empresarial vai evitar que a empresa sofra processos dos colaboradores e ex-funcionários. Portanto, ele vai monitorar todas as etapas da contratação da empresa, políticas internas, normas que devem ser seguidas, gestão de pessoas e acordos com pessoal. Com tudo dentro da lei, sendo justo para o empregador e trabalhadores, as atividades internas do negócio fluem;
  • Consumidor: as normas vigentes devem ser levadas a sério pela empresa. Com isso, evita-se muitas ações a favor do direito do consumidor;
  • Tributária: ele garante que impostos e encargos sejam pagos corretamente, além disso, recupera os que foram cobrados indevidamente;
  • Gestão: para abrir uma empresa, é preciso passar por um processo burocrático. Tendo um advogado para assessorar, menos erros são cometidos e os ajustes são mínimos ao longa da gestão;
  • Contratos: o empreendedor terá auxílio para entender os mais diversos contratos e terá segurança que as cláusulas dos seus serão bem elaboradas. Também tendo ajuda na negociação com parceiros, fornecedores e terceiros.

Como contratar um advogado empresarial

Agora que você entendeu as funções de um advogado empresarial, basta saber o que considerar no momento da contratação. Ele é um profissional que você vai contar nos momentos em que mais precisa, por isso, deve ter total confiança nele.

A primeira coisa a se fazer é verificar se ele está apto a exercer a sua função. Para confirmar essa informação, basta entrar no site da OAB e pesquisar pelo seu nome completo, número de inscrição ou ainda pelo CPF.

Quanto mais experiente ele for, mais certeza você tem de que sua ação será ganha. Portanto, analise os anos de experiência na área empresarial e quantas causas ele ganhou ao longo da carreira e se elas se enquadram no que você procura.

Se ele passou em todas essas etapas, agora você deve avaliar como ele trata seus clientes. Veja se ele é claro quando passa as informações e se te trata com respeito e profissionalismo. Isso já te dá uma visão de como será essa relação.

Na hora da contratação, leia todas as cláusulas, tire todas as suas dúvidas, e peça que fique bem claro os valores dos honorários.

Contratar um advogado empresarial é se precaver dos mais diversos riscos que envolvem o mundo corporativo.

Continue navegando pelo nosso blog e acompanhe os mais diversos assuntos de advocacia!