Blog

Como funciona a rotina de um advogado administrativo, e sua importância dentro das empresas

advogado-administrativo
14/03/2023

O advogado administrativo atua tanto no setor público quanto no privado. Quando trabalha para o estado, ele advoga em procuradorias, podendo ser municipais e estaduais.

Já no setor privado, pode trabalhar em empresas privadas de diversos setores que querem se prevenir ou já tiveram seu direito corrompido por parte do Estado. Também pode trabalhar no âmbito extrajudicial, como em processos licitatórios, como as que envolvem concursos públicos e processos administrativos disciplinares (PAD).

Entenda quais são as principais atividades que este profissional realiza em sua rotina e a importância dele para as empresas.

Principais atividades na rotina de um advogado administrativo

Um advogado administrativo tem uma rotina em que todas as atividades estão relacionadas ao segmento da empresa que o contrata. Entenda um pouco mais sobre as principais atividades que ele realiza:

Auxiliar a empresa a ganhar licitações

Para aumentar as chances de ganhar as licitações ele deve ter o apoio de um advogado administrativo. O profissional vai verificar as leis que devem ser trabalhadas, reduzindo as chances de ocorrer erros de irregularidades.

Oferecer suporte para evitar Atos de Improbidade Administrativa

Um Ato de Improbidade Administrativa significa um ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração Pública no Brasil cometido por agente público. Assim, o advogado vai oferecer todo o suporte para que a empresa não recebe multas altas, podendo até chegar a falência.

O profissional vai analisar todos os contratos para evitar que a empresa não tome nenhuma ação precipitada.

Consultar os contratos administrativos

Uma das principais atividades de um advogado administrativo é analisar os contratos de forma minuciosa. Eles requerem ter uma análise criteriosa e conhecimento na área. As cláusulas devem ser propícias ao seu cliente.

Dessa forma, a empresa não terá nenhum prejuízo. Os gestores podem ficar despreocupados e não podem se atentar em outros setores do negócio.

Prevenir multas e recorrer às penalidades injustas

Com a análise correta dos contratos, o profissional evita que a empresa tenha multas indevidas. Algumas regras devem ser cumpridas e o descumprimento das mesmas podem resultar nessas multas.

Há diversas regras das agências reguladoras do Estado que o profissional deve conhecer. O advogado conhece todas e ajuda a empresa a economizar evitando falhas que são resultados de multas.

No caso de multas que não tem como a empresa não pagar, o profissional vai ajudá-la a diminuí-las ao máximo.

Importância de um advogado administrativo para as empresas

Um advogado administrativo ajuda no crescimento de uma empresa, pois ele auxilia nas tomadas de decisão da empresa e o auxilia em outras atividades como:

  • Fazer a análise de processos;
  • Avaliar se a empresa tem problemas com a Receita Federal por não pagar os devidos impostos;
  • Observar erros nos contratos, evitando que processos trabalhistas e de outras áreas surjam;
  • Ficar de olho nas leis que condizem com o setor da empresa;
  • Ele garante que as relações com o Poder Público serão pautadas na legalidade.

Não deixe para procurar um advogado administrativo de sua confiança antes de receber qualquer multa.

Fique por dentro de outros assuntos relacionados ao mundo advocatício em nosso blog.