Blog

Entendendo o que é o contencioso trabalhista

contencioso trabalhista
03/12/2021

As relações de trabalho vêm sofrendo alterações marcantes ao longo dos últimos anos, especialmente em tempos de pandemia da COVID e o uso recorrente do Home Office.

Nem sempre essas mudanças são bem aceitas pelas partes e o resultado final pode se dar em um contencioso trabalhista. Hoje, iremos explicar o que é este tipo de situação e como é fundamental contar com a boa assessoria do Olivatto Bianconi.

As mudanças na relação empregador x empregado

Ao longo do tempo, as relações entre o empregador e o empregado sofrem profundas transformações, resultado das mudanças da sociedade e o reflexo nelas.

Como imaginar o nosso trabalho sem a tecnologia em nossas mãos? Ainda estaríamos no tempo do trabalho totalmente manual, sem a possibilidade de produzirmos mais com poucos recursos.

Hoje, como pensar no trabalho sem o Whatsapp? Ela não se tornou apenas uma ferramenta de contato entre as pessoas, mas uma plataforma comercial onde podemos fazer negócios e criar relacionamentos profissionais.

O Home Office se tornou o assunto do momento. De uma hora para outra, tivemos que nos adequar a um novo estilo de trabalho por conta da disseminação do Coronavírus, nos deixando totalmente isolados em casa.

Neste sentido, a nossa residência se tornou local de trabalho e tivemos que dar sequência às atividades profissionais, conciliando com os cuidados da casa e filhos ao mesmo tempo.

Por mais que a vacinação possa ter avançado e feito com que muitas pessoas tenham retornado ao trabalho presencial, o rescaldo desse período pode gerar certas dores de cabeça na relação empresa x trabalhador.

Muita gente teve demanda dobrada com redução do salário, além de ocorrências de problemas nos pagamentos de tributos previdenciários e outros problemas trabalhistas verificados.

O resultado disso tudo? A necessidade de se fazer negociação com o empregador via direta para resolução e o pagamento dos tributos e valores devidos. Quando a conversa não vai para frente, a solução pode estar no contencioso trabalhista.

O que é contencioso trabalhista

É nada mais do que o processo ou a reclamação trabalhista que o funcionário entra na Justiça do Trabalho para solucionar o problema com o empregador usando os meios judiciais.

Com a reforma da previdência, ficou mais difícil entrar com ações trabalhistas por conta da obrigação do empregado de pagar as custas judiciais caso perca a ação.

No contencioso, podem ser discutidos os seguintes assuntos:

  • Terceirização de serviços;
  • Regulação dos serviços home office;
  • Demissões;
  • Não pagamento de tributos e benefícios.

Nesta hora, é fundamental contar com uma assessoria que lhe ajude a tratar esta situação com todo o profissionalismo e que lhe dê possibilidades de resolução. E você encontra essa expertise com o escritório Olivatto Bianconi.

Escritório Olivatto Bianconi

O serviço de advocacia empresarial se torna necessário para dirimir problemas e esclarecer pontos de conflito em contencioso trabalhista.

Com mais de 25 anos de experiência e impulsionado pela demanda de mercado na resolução de assuntos jurídicos, o escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial trabalha na defesa de nossos clientes com profissionais experientes e que atendem multidisciplinarmente na área da atuação administrativa.

Entre em contato com a nossa assessoria e tire todas as dúvidas para resolver os problemas da sua empresa.