Blog

Planejamento tributário – o que é e seus benefícios

Planejamento tributário - o que é e seus benefícios
04/01/2022

Qualquer dono de empresa sabe que lidar com questões tributárias é sempre muito trabalhoso e complicado e por isso muitas vezes contamos com contadores para fazer esse serviço. Mas você conhece o que é planejamento tributário? Ou já ouviu seu contador falar sobre.

Vamos explorar um pouco mais o que é o planejamento tributário e os benefícios que traz para sua empresa.

O que é o planejamento tributário

O planejamento tributário é uma série de estratégias, com bases legais, com a intenção de diminuir a carga tributária da empresa. As características do negócio são analisadas e o contador vai direcionar o que pode ou não ser feito pela empresa.

O contador conhecendo sua empresa mais a fundo irá direcionar para o melhor regime tributário, assim seu negócio pode se beneficiar e evitar os problemas com o fisco.

Conheça alguns benefícios de investir em um bom planejamento tributário para seu negócio.

Regular a situação fiscal

Uma das piores situações que uma empresa pode enfrentar são problemas com a receita federal. E o planejamento pode evitar tudo isso! O contador vai ter o controle dos gastos e o quanto deve ser pago com o imposto de renda.

A presença do contador também pode evitar surpresas em auditorias fiscais, evitar gastos desnecessários e manter a reputação da empresa no lugar certo.

Redução dos gastos

O profissional tendo em mãos todos os gastos da sua empresa e uma ideia melhor sobre qual regime tributário seu negócio se encaixa melhor é posição ter uma redução de custos extras.

Com um regime correto é possível também encontrar as melhores oportunidades de isenções fiscais.

Incentivo fiscal

Assim como a diminuição de gastos é muito atrativa, a oportunidade de utilizar incentivos fiscais também chama bastante atenção. Sabendo dos detalhes da empresa, o contador tem a possibilidade de encontrar o melhor incentivo fiscal que seu negócio encaixa.

Assim é possível economizar e encontrar uma forma de beneficiar-se com alguns privilégios que o governo oferece.

Melhorias para seu negócio

Com tudo organizado, suas contas em dia e uma melhora no caixa, pois com o planejamento sua empresa não está tendo gastos extras, o dinheiro pode ser investido em outros setores.

Com a verba redirecionada melhorias e investimentos podem ser feitos sem apertar o bolso da sua empresa.  Além disso, como já comentamos antes, manter tudo em ordem com o fisco ajuda na boa reputação e imagem da sua companhia.

São essas apenas algumas das vantagens de investir em um bom planejamento fiscal e dessa forma se manter sempre em dia com o leão.

Escritório Olivatto Bianconi

Não há dúvidas que o investimento em um bom planejamento fiscal pode fazer total diferença nas finanças da sua empresa. E contar com a ajuda de profissionais é o toque final.

Com mais de 25 anos de experiência e impulsionado pela demanda de mercado na resolução de assuntos jurídicos, o escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial trabalha na defesa de nossos clientes com profissionais experientes e que atendem multidisciplinarmente na área da atuação administrativa.

Entre em contato com a nossa assessoria e tire todas as dúvidas para resolver os problemas da sua empresa.