Blog

Qual a diferença entre sociedade limitada e sociedade anônima?

sociedade-limitada
19/04/2023

Quando abrimos uma empresa, especialmente com mais de uma pessoa, precisamos estar ciente dos diferentes tipos de sociedade que podem existir, como por exemplo, sociedade simples, cooperativa, sociedade em nome coletivo, sociedade anônima, sociedade limitada entre outras opções. Mas hoje vamos abordar mais sobre o que é sociedade limitada e a principal diferença desse modelo para a sociedade anônima. 

O que é sociedade limitada?

Uma sociedade limitada, também conhecida como “Ltda.”, é um tipo de empresa que se caracteriza pela limitação da responsabilidade dos sócios em relação às dívidas e obrigações da empresa. Na sociedade limitada, o capital social é dividido em quotas, que são distribuídas entre os sócios de acordo com a participação de cada um no negócio.

Os sócios da sociedade limitada não respondem pessoalmente pelas dívidas da empresa, mas apenas pelo valor das quotas que detêm. Ou seja, em caso de falência ou problemas financeiros da empresa, os credores só podem executar as dívidas com os bens e recursos da empresa, e não com os bens pessoais dos sócios. Isso oferece mais segurança aos sócios em relação aos riscos do negócio.

Além disso, a sociedade limitada é uma empresa de natureza contratual, ou seja, é regida por um contrato social que estabelece as regras de funcionamento da empresa, como a divisão de lucros e prejuízos, a forma de ingresso e saída de sócios, a responsabilidade de cada um, entre outras questões. O contrato social deve ser registrado na Junta Comercial do Estado onde a empresa está sediada.

A sociedade limitada é um modelo muito utilizado por pequenas e médias empresas, por ser mais simples e flexível em relação à gestão e administração.

O que é sociedade anônima ? 

Uma sociedade anônima, também conhecida como “S.A.”, é um tipo de empresa que se caracteriza pela emissão de ações negociáveis na bolsa de valores. Na sociedade anônima, o capital social é dividido em ações, que podem ser compradas por investidores interessados em participar do negócio.

Os acionistas da sociedade anônima têm responsabilidade limitada ao valor das ações que possuem, ou seja, não respondem pessoalmente pelas dívidas da empresa. Além disso, a gestão da sociedade anônima é exercida por um conselho de administração e uma diretoria executiva, eleitos pelos acionistas em assembleia geral.

Uma das principais vantagens da sociedade anônima é a possibilidade de captar recursos financeiros no mercado de capitais, por meio da emissão de ações. Isso permite que a empresa tenha mais recursos para investir em seu crescimento e expansão. Além disso, a sociedade anônima oferece maior liquidez para os investidores, pois as ações podem ser compradas e vendidas livremente na bolsa de valores.

Porém, a gestão da sociedade anônima é mais complexa e regulamentada do que a da sociedade limitada, exigindo um estatuto social mais detalhado e uma série de obrigações legais, como a publicação de demonstrações financeiras, a realização de assembleias gerais de acionistas, entre outras. 

A sociedade anônima é mais comum em empresas de grande porte, que buscam captar recursos financeiros no mercado de capitais e têm necessidade de uma gestão mais profissionalizada.

Qual a diferença entre sociedade limitada e anônima ?

A principal diferença entre sociedade limitada e sociedade anônima é a forma como cada tipo de empresa é estruturada e gerenciada.

Uma sociedade limitada é uma empresa de capital fechado, na qual os sócios têm responsabilidade limitada ao capital que investiram na empresa. Isso significa que, em caso de dívidas ou processos judiciais, os sócios não podem ser responsabilizados pessoalmente além do valor que investiram na empresa. A administração da sociedade limitada é feita por um ou mais sócios, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

Já a sociedade anônima é uma empresa de capital aberto, que pode ter suas ações negociadas na bolsa de valores. Nesse tipo de empresa, o capital é dividido em ações, que são emitidas e vendidas aos acionistas. Os acionistas têm responsabilidade limitada ao valor das ações que possuem, ou seja, não podem ser responsabilizados pessoalmente além desse valor. A administração da sociedade anônima é feita por um conselho de administração e uma diretoria executiva, eleitos pelos acionistas em assembleia geral.

Além disso, a constituição e a gestão de uma sociedade anônima são mais complexas e regulamentadas do que as de uma sociedade limitada. A sociedade anônima deve ter um estatuto social, que estabelece as regras e normas da empresa, além de realizar assembleias gerais de acionistas para tomar decisões importantes. A sociedade limitada, por sua vez, não exige um estatuto social tão elaborado e a gestão é mais flexível, o que a torna mais indicada para empresas menores e familiares.

Caso esteja buscando uma consultoria legal sobre sociedade limitada ou anônima, é essencial procurar um advogado especializado no assunto, para que ele possa orientá-lo às especificidades da legislação de acordo com seu caso em particular.

Entre em contato com nossa assessoria e tire todas suas dúvidas em relação aos tipos de sociedades empresariais.