Blog

Qual é a importância do direito empresarial para as organizações

direito empresarial
03/12/2021

As corporações têm demandado uma maior quantidade de necessidades a serem atendidas quanto à manutenção da sua atividade econômica dentro daquilo que o mercado e a lei preconizam.

Na resolução dos conflitos entre empresas ou empresários, entra em ação um dos ramos do Direito, o direito empresarial. É importante que se conheça de forma simples e direta os detalhes que permeiam esta atividade.

Dentro desta área, a atuação administrativa do escritório Olivatto Bianconi é imprescindível no trato dos conflitos e resolução de problemas de modo a fazer com que a os negócios prosperem com sucesso.

O que é direito empresarial

Sabemos que o mundo do Direito possui uma série de particularidades de acordo com as matérias e situações nas quais vivemos. Para cada assunto, há uma divisão específica que cuida detalhadamente dos meandros e busca as soluções necessárias para os conflitos existentes.

No caso de pessoas físicas, o Direito se divide em vários segmentos, uns mais conhecidos e outros nem tanto disseminados, como:

  • Cível;
  • Criminal;
  • Penal;
  • Familiar;
  • Trabalhista;
  • Previdenciário;
  • Etc.

Paralelamente, o ramo também trabalha na resolução dos problemas entre empresas e entre órgãos governamentais. Podemos citar o direito tributário, relacionado ás questões dos tributos pagos ao Estado, em uma relação vertical.

Mas é preciso resolver a questão da relação horizontal, entre as empresas. É neste ramo específico em que atua o direito empresarial. Costumeiramente chamado também de Direito Comercial, tem a premissa de cuidar da atividade econômica no fornecimento de bens e serviços.

Vamos dissecar a importância do direito empresarial para as organizações.

A importância dentro das organizações

Em um sistema capitalista, o objetivo de cada empresa é gerar divisas e lucros com a venda de bens e serviços, suplantando a concorrência dentro das regras de mercado e dos parâmetros das leis vigentes no país.

A nossa Constituição é muita clara quando se refere ao fato da exploração das atividades econômicas devem ficar a cargo da iniciativa privada. Mas para que essa atividade seja bem organizada e funcional, é necessário disciplinar as relações empresariais e comerciais. Para isso, existe o direito comercial.

As principais matérias que permeiam o direito empresarial são:

  • Aberturas de sociedades empresariais;
  • Fusões;
  • Dissoluções;
  • Recuperações.

Válido também para os sistemas de franquias, atua em todas as atividades: início, meio e fim. Dentro das organizações, contar com os serviços especializados é a garantia de se ter um ambiente corporativo organizado e sem pendências administrativas junto ao mercado.

A longo prazo, é assegurar maior credibilidade dentre os credores, fornecedores e clientes, aumentando o valor de marca e abrindo espaço para novas parcerias com empresas.

O segredo está na atuação administrativa com total experiência de mercado e credibilidade do escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial.

Escritório Olivatto Bianconi

Depois de entender a importância do direito empresarial para as organizações no contexto em que vivemos, o serviço de advocacia empresarial se torna necessário para dirimir problemas e esclarecer pontos de conflito.

Com mais de 25 anos de experiência e impulsionado pela demanda de mercado na resolução de assuntos jurídicos, o escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial trabalha na defesa de nossos clientes com profissionais experientes e que atendem multidisciplinarmente na área da atuação administrativa.

Entre em contato com o nosso escritório e tire todas as dúvidas para realizar o desenvolvimento da sua empresa.