Blog

Cuidado ao fazer os lançamentos tributários

lançamentos tributários
03/12/2021

Para uma empresa não ter problemas com o fisco, é necessário ficar sempre atento aos lançamentos tributários feitos pela área de contabilidade. Qualquer erro pode ser devastador à empresa.

Confira os cuidados necessários para evitar dificuldades na hora de se explicar junto à Receita Federal. E conte com a experiência do escritório Olivatto Bianconi para resolver o contencioso tributário com agilidade e defesa qualificada.

Porque não errar os lançamentos tributários

Sabemos que a vida tributária de uma empresa é cheia de detalhes e cuidados que devem ser tomados com toda a responsabilidade e atenção de modo a fazer o recolhimento correto dos tributos.

Qualquer erro, por mais simples que seja, pode ser absolutamente prejudicial para a empresa em todos os sentidos. Vamos destacar duas consequências absolutamente trágicas para o negócio: para o seu caixa e para o poder público.

Falando sobre a consequência advinda do erro para o faturamento do negócio, qualquer dado incorreto que seja informado nos balanços mensais e anuais pode gerar problemas seríssimos aos seus diretores.

Empresas que têm o capital aberto em bolsa de valores e que tem sócios e investidores devem ser informados periodicamente sobre a situação contábil do negócio.

No momento em que essas informações não batem, o resultado imediato é o questionamento e a cobrança mais pesada contra o departamento financeiro. Internamente, a pressão fica maior e a correria para fazer os devidos reparos fica mais puxada, podendo incorrer em demissões internas.

Mas nada disso passa tão perto do problema que virá a partir da ação das autoridades da fazenda a níveis municipais, estaduais e da União.

A partir do momento em que é detectado qualquer irregularidade, a empresa logo é autuada e recebe multa pesada pelos erros decorrentes dos impostos recolhidos erradamente.

O caso pode avançar para um contencioso tributário, no qual a autoridade buscará o ressarcimento dos valores não recolhidos, demandando a parte judicial da corporação para defesa do caso.

Assim, é fundamental que a empresa se previna e evite essas dores de cabeça a partir dos lançamentos tributários corretos e o recolhimento dos impostos. E para os casos de contencioso tributário, conte com o escritório Olivatto Bianconi.

Escritório Olivatto Bianconi

O serviço de advocacia empresarial se torna necessário para dirimir problemas e esclarecer pontos de conflito em contencioso tributário.

Com mais de 25 anos de experiência e impulsionado pela demanda de mercado na resolução de assuntos jurídicos, o escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial trabalha na defesa de nossos clientes com profissionais experientes e que atendem multidisciplinarmente na área da atuação administrativa.

Entre em contato com o nosso escritório e tire todas as dúvidas em lançamentos tributários para realizar o desenvolvimento da sua empresa