Blog

Qual a função de um advogado tributário?

funcao-advogado-tributario
08/01/2024

O advogado tributário soluciona questões relacionadas aos tributos, como o pagamento de impostos, por exemplo. Portanto, seu auxílio é essencial para quem tem empresa ou bens e quer estar em dia com os órgãos de tributação.

É difícil ficar atento em todas as obrigações que as leis exigem e o que deve ser feito com relação a declarações, quais tributos podem ser pagos, etc. Conheça as principais funções de um advogado tributário para entender sua importância.

Recuperação de créditos tributários

Existem alguns incentivos fiscais que muitas pessoas físicas e empresas não conhecem e acabam perdendo esses benefícios. Algumas pessoas até conhecem, porém, normalmente, há uma burocracia para aproveitar estas vantagens, o que faz com que muitos desistam do processo.

O advogado tributário tem todo conhecimento nas leis envolvidas e auxilia na recuperação de créditos tributários. Ele orienta quais são os benefícios que o empresário ou pessoa física tem direito.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é essencial para a redução dos tributos. O advogado tributário realiza uma análise detalhada da situação fiscal, no caso de empresas, nela, é possível avaliar qual regime tributário é o ideal para o negócio.

Com isso, alguns custos podem ser reduzidos, verificar qual a condição financeira atual, realizar estratégias assertivas, trazendo impactos financeiros positivos a longo prazo.
Consultoria

Se manter em dia com os tributos é um dos desafios para empresários e pessoas físicas. O advogado tributário auxilia os clientes a se manterem dentro das leis, evitando gastos extras com multas.

Portanto, ele ajuda na redução de custos, como realizar na preparação de documentos como declaração de imposto de renda, notas fiscais, etc.

advogado-tributario

advogado-tributario

Contencioso tributário

O advogado tributário auxilia o seu cliente nas disputas fiscais com o governo. Muitas empresas e pessoas querem prevenir o pagamento indevido de tributos ou cobrar o que foi pago indevidamente.

É importante ter um bom profissional da área para que o resultado seja o melhor possível e os tributos sejam recuperados. A defesa pode ser nas áreas administrativa e judicial.

Existem benefícios de direito das empresas de diversos setores, mas que não são do conhecimento do empresário e da pessoa física. O advogado tributário é indispensável para que todos os privilégios sejam aproveitados.

É importante ressaltar que o advogado tributário deve estar presente nas empresas e na vida de pessoas físicas que almejam cuidar de seus bens. Muitos empresários só pensam no direito tributário quando sua empresa está com algum processo ou quando estão passando por uma crise financeira.

O auxílio de um advogado desde a abertura da empresa evita transtornos e conflitos legais. Os resultados serão positivos e com menos riscos de ter qualquer tipo de crise ou processo.

Caso esteja buscando uma consultoria em assuntos legais, é essencial procurar um advogado, para que ele possa orientá-lo às especificidades da legislação de acordo com seu caso em particular.

Entre em contato com nossa assessoria e tire todas suas dúvidas em relação aos deveres e funções de um advogado.