Blog

O que é e como funciona uma assessoria jurídica?

assessoria jurídica
31/08/2022

Toda empresa deveria ter uma assessoria jurídica para auxiliá-la em todos os processos que envolvem o negócio. Para ter certeza de que estará bem amparado, trouxemos tudo sobre ela e quais as suas vantagens, confira.

Como funciona uma assessoria jurídica

A assessoria jurídica orienta, auxilia e previne situações antes de que elas sejam levadas à justica. Ela é uma atividade que, apesar de ser conhecida por estar atrelada a empresas, pode ser utilizada por famílias e pessoas que fazem muitos negócios e querem se prevenir judicialmente.

Todo empreendimento deve seguir leis e elas podem sofrer mudanças, por isso, a instituição deve contar com uma assessoria no dia a dia. Isso evita que alguns problemas sejam evitados como:

  • Processos trabalhistas;
  • Problemas com a Receita Federal por não pagar os devidos impostos;
  • Erros em contratos;
  • Leis fiscais que não são cumpridas.
prestação de serviço - assessoria jurídica

Foto prestação de serviço – assessoria jurídica

Vantagens de ter uma assessoria jurídica na sua empresa

A assessoria jurídica traz segurança nas tomadas de decisão. Ela aponta os melhores caminhos a serem seguidos para evitar conflitos judiciais extensos. A empresa que tem o apoio de um advogado conta com benefícios como:

Prevenir processos administrativos

Quanto antes os processos forem analisados, há mais chances de outros serem evitados. Todos os contratos devem ser revisados para evitar erros e não ter surpresas no futuro. Além disso, os conflitos são sanados antes mesmo de um processo judicial.

Podendo até tentar realizar acordos com as partes envolvidas para evitar o desgaste da empresa.

Reduzir custos

Com toda essa prevenção, é mais fácil enxergar situações que podem ser prejudiciais para a empresa. Reduzindo custos com multas em processos, por exemplo.

Conhecer bem o seu negócio

Ela terá compreensão sobre o seu negócio de forma minuciosa. Saberá identificar os riscos e barrar o empreendedor em situações em que ele mesmo não enxerga o erro.

Agilidade nos processos

Os processos dentro de uma empresa devem ser ágeis. Tendo uma assessoria jurídica, você pode sanar dúvidas durante a leitura de um contrato, por exemplo. Isso vai poupar tempo e suas decisões terão um embasamento jurídico.

Um bom assessor jurídico deve conhecer bem o seu negócio e estar por dentro de outras áreas como marketing, contabilidade e finanças. Isso que irá diferenciar essa assessoria das demais.

Veja alguns dos parâmetros que você deve se atentar na hora de contratar uma boa assessoria jurídica:

  • Confira no site do Cadastro Nacional de Advogados se os advogados estão inscritos na OAB;
  • Veja se ele tem experiência no segmento do seu negócio para conseguir ser bem orientado;
  • Leia atentamente o contrato e fique atento aos valores que serão cobrados;
  • Você deve ter confiança no trabalho da assessoria, verifique se ela sana todas as suas dúvidas antes de fechar com a mesma;

Se você fecha muitos negócios ou tem uma empresa e precisa de apoio judicial, se antecipe, e não procure uma assessoria apenas quando sofrer algum processo.

Fique por dentro de todos os assuntos relacionados ao mundo advocatício aqui no nosso blog. Acesse e saiba mais!