Blog

Direito civil – o que é e suas ramificações

Direito civil
05/01/2022

Direito civil é um ramo de atuação do direito privado que grosso modo podemos chamar de “direito do cidadão”. É responsável por regular as leis que envolvem as questões de pessoa física e jurídica e como agir em sociedade.

Talvez seja a área mais extensa do direito, considerando que aborda o direito de diferentes esferas do convívio social.

Áreas de atuação do direito civil

O termo direito civil pode ser considerado um termo guarda-chuva, pois é assim que chamamos esse conjunto de regulamentos, que vão desde divórcios até contratos empresariais.

Para entender um pouco melhor sobre o direito civil conheça mais sobre as algumas dessas ramificações:

Direito da família

Esse ramo abrange as questões de vínculos parentais como processos de divisão da guarda de filhos, pensões alimentícias, também lida com questões de casamento, divórcios, uniões estáveis e os próprios contratos pré-nupciais.

Todos esses pontos se encaixam no direito da família, incluindo também casos de adoção.

Direito empresarial

Todas as questões que envolvem uma empresa são resolvidas neste ramo, como acordos de sociedades, a legalização das empresas, estabelecer todas as estruturas de uma negócio, desde o nome empresarial até os gerentes.

Qualquer assunto que envolva um interesse de conflitos empresariais, é nesse ramo do direito que as soluções são encontradas.

 Direito de sucessão

Como o nome já sugere no direito de sucessão, são questões envolvidas com o que decorre da morte e os assuntos relacionados a ela. Encontrando soluções para os assuntos de partilhas de bens, inventários e vocação hereditária.

Direito das coisas

Trata-se dos direitos que você exerce sobre posses, os direitos reais sobre propriedades, abrange seu direito de construir, do usufruto, os direitos promitentes do comprador, habitação, penhor, hipoteca entre outros direitos envolvendo bens com valor econômico.

Direito contratual

É a área do direito que irá regular as relações contratuais, garantir que as especificidades sejam seguidas, de forma que ambas as partes possam chegar em um equilíbrio. O direito contratual lida com as relações entre acordos com empresas e parceiros, clientes e empresas e até entre pessoas.

Direito das obrigações

Regulamenta as relações entre credor e devedor, os efeitos da inadimplência, dos acordos de compra e venda, as modalidades das obrigações, dos contratos e suas espécies.

No geral, o direito das obrigações é uma área do direito civil reguladora de todas as relações de obrigação entre os particulares.

Conhecendo um pouco mais sobre o direito civil podemos chegar a conclusão que os advogados especialistas são de grande importância para garantir direitos essenciais.

O diferencial está nos profissionais do direito civil com total experiência de mercado e credibilidade do escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial.

Escritório Olivatto Bianconi

Conhecendo um pouco mais sobre o direito civil podemos chegar a conclusão que os advogados especialistas são de grande importância para garantir direitos essenciais.

Com mais de 25 anos de experiência e impulsionado pela demanda de mercado na resolução de assuntos jurídicos, o escritório Olivatto Bianconi Advocacia Empresarial trabalha na defesa de nossos clientes com profissionais experientes e que atendem multidisciplinarmente na área da atuação administrativa

Entre em contato com o nosso escritório e tire todas as dúvidas para realizar o desenvolvimento da sua empresa.